domingo, 2 de setembro de 2012

O CORNO -FESTEATRO-SANTÍSSIMO - 2009

A VOLTA DE ONOFRE - FESTEATRO 2009

Romeu e Julieta - a comédia (fragmento) FESTEATRO 2011

Diego Gandully Peformace Dyônix D'luxe 2008

HISTÓRICO



  

 FESTEATRO  
GÊNERO ESQUETE


     Teve início com um projeto realizado pelos animadores culturais do pólo zona oeste, lotados em CIEPs do Governo do Estado do Rio de Janeiro,com objetivo de fomentar a criatividade dos alunos na produção de texto, gênero dramático, para participarem do evento FESTEATRO – I MOSTRA ESTUDANTIL DE TEATRO – que aconteceu em 1996 – no Teatro Faria Lima, atualmente Mario Lago, em Vila Kennedy – bairro da zona oeste do Rio de Janeiro. Tendo a participação de várias unidades escolares da região. Sendo premiadas com troféu três escolas que se destacaram com a melhor apresentação e foram conferidos certificados de participação para todos os participantes.
     No ano seguinte (1997), não foi realizado o evento e sem perspectiva do grupo de profissionais darem continuidade. No ano seguinte (1998), a animação cultural do CIEP Brizolão 223 Olympio Marques dos Santos, o animador cultural Prof. Fernando, reescreveu o projeto com o título
I FESTEATRO Gênero esquete, aberto não só para grupos escolares, como também para grupos teatrais de comunidades e outras instituições. O evento tornou-se uma marca registrada do CIEP 223,  nesses 14 anos de realização, passaram em nosso pequeno palco, mas grandioso em ricas apresentações artísticas de vários grupos, não só da zona oeste, como vários bairro da nossa cidade e baixada fluminense, no ano passado o bairro do Catete, representado pelo CIEP Tancredo Neves foi premiado em duas categorias.
    Como premiação é conferido o troféu Olympio Marques dos Santos, que é dado a seis categorias: melhor texto, melhor direção, melhor ator e atriz, ator e atriz revelação e é dado um troféu “Honra ao Mérito”, homenageando uma pessoa que se destaque na área da cultura e grande incentivador das artes.
     E em 2012 será realizada a XIV versão e contamos com a a participação de todos os grupos interessados.    
Animação Cultural CIEP 223